Participante: Quer dizer que encarnado não significa apenas estar ligado a um corpo formado de matéria densa?
Não, estar encarnado é não viver guiado pela consciência espiritual, mas sim como humano. Por exemplo. O místico fantasma que toma conta de um castelo é um espírito encarnado sem carne, porque ainda vive a mesma personalidade que tinha durante a vida junto à matéria densa.
A dúvida de vocês existe porque acham que para se estar encarnado é preciso haver carne. Mas, esta passagem de O Livro dos Espíritos joga luz sobre o assunto: o espírito não precisa da carne para agir, quer seja como humano ou ser universal.
Participante: Discordo… Por enquanto ainda precisamos da matéria…
Olha, esta é uma verdade que o seu ego lhe diz para você não se libertar da matéria, porque neste planeta, vivendo o mesmo mundo que você vive, existem muitos espíritos presos à matéria humana que não depende dela para mais nada.
Se aceitarmos o que o ego diz como verdade, viveremos eternamente precisando da matéria, quer seja quando humanos ou libertos dessa densidade material. Aí eu pergunto: e quando a matéria humana acabar, como é que você vai viver? Será que passará por um processo mágico que alterará instantaneamente a sua necessidade? Desculpe: no Universo não existem mágicas…
Além do mais, nós viemos a essa vida não para aprender a viver materialmente, carnalmente, mas como um estágio para provar que se está liberto da influência da materialidade.
Então, não podemos nos entregar a este raciocínio, mas devemos sim ultrapassar a barreira da necessidade da carne como, aliás, está escrito em O Livro dos Espíritos.