Participante: Concordo que o presente é o grande presente, mas acho que cada um pode programar o seu futuro. Por exemplo: se hoje planto tomates não vou colher alface…


Nesse sentido sim. Você pode programar que plantando tomate colherá este mesmo alimento. Mas, você jamais pode afirmar que este futuro que você programou acontecerá. Isso porque, como já vimos, Deus não deixa o ser humanizado conhecer o seu carma.
Se você plantar tomate, pode até ter a ilusão de que o colherá, mas não afirme que isso com certeza acontecerá… Por quê? Porque pode chover muito ou pouco, a plantação pode ser assolada por pragas, etc. Se qualquer destas coisas acontecerem, você não colherá nada.
Então, plante tomate, mas se Deus quiser nascerá ou não o que você plantou. Isto porque Deus é a ação dos elementos da Natureza…
Você pode até, se quiser, programar o seu futuro, mas a realização da programação dependerá do que Deus fizer e não do que você desejou. Até porque tem gente que está pensando que está plantando tomate, mas não conhece bem a semente e aí nasce outra coisa.