Pergunta: em outra palestra o senhor afirmou que o espírito está parado, deitado, apenas vivendo uma vida mental. O senhor pode comentar melhor isso?
Essa realidade ou informação real foi trazida por André Luiz no livro “Nosso Lar”.
Quando ele entra na enfermaria e vê espíritos deitados em macas com movimentos faciais pergunta ao seu mentor: o que está acontecendo. O mentor diz: são os espíritos vivendo a sua vida.
Sim isso é verdade. A sua vida, o que você conhece como vida é uma atividade mental e não física. Nem física de corpo nem física de espírito: é somente a ação dos cinco agregados do espírito.
Não é com o braço, com a perna ou com qualquer outra parte do corpo (ações físicas) que se vence a elevação espiritual. Por isso Cristo disse que se qualquer parte do corpo lhe atrapalhar á jogue fora.
A elevação espiritual se conquista no trabalho junto aos “cinco agregados”, ou seja, com atenção plena às formações mentais que retratam as sensações escolhidas e os conceitos sobre as formas percebidas que foram armazenados na consciência.
Aí a partir deste trabalho que se “vive” ou se “morre”. É aqui que se vence ou se perde no sentido espiritual. Todo resto, todas as ações e movimentações que você percebe é apenas ação carmática.
São ficções que você valoriza criando mayas vivendo a ação dos cinco agregados como se fosse realidade.