Se se considerasse bastante feliz, numa condição mediana entre os Espíritos errantes e, conseguintemente, não ambicionasse elevar-se, poderia um Espírito prolongar indefinidamente esse estado? Indefinidamente, não. Cedo ou tarde, o Espírito sente a necessidade de progredir. Todos têm que se elevar; esse o destino de todos.

Todos vão se elevar. Para isso, terão que promover a sua reforma íntima, mais dia menos dia. Para realiza-la, como já estudamos, terá que estar na carne. Por isso, o ser pode fugir de reencarnar por algum tempo, mas não indefinidamente.  

O espírito pode fugir de fazer o livro da vida agora, numa próxima geração ou noutra. No entanto, um dia terá que fazer. Terá que vir para a carne e buscar a elevação espiritual para acabar com o ciclo de encarnação nesse mundo. Portanto, reencarnar é inevitável.

Dessa inevitabilidade tiramos uma lição: se vocês não fizerem nessa vida o trabalho da reforma, terão que reencarnar um dia para fazer. É inevitável. Se não resolverem logo dessa vez, terão que voltar. Esse retorno é obrigatório. Portanto, acho melhor aproveitar, já que estamos por aqui mesmo e fazer.